Uma Vida Com Menos Drama

11/07/2017

As novelas, os desenhos e os filmes nos ensinaram, desde pequenos, que história boa é aquela cheia de reviravolta, suspense e muita tensão. Parece até que só é divertido se tem drama e se consegue nos fazer sentir fundo. O apelo emocional realmente funciona bem para os programas de TV. Mas na vida real... Na labuta do dia-a-dia, bom mesmo é ter paz, pelo menos na maioria dos dias.

As situações caóticas, desastrosas, bizarras e estranhas continuam por aí, mas você não se sente mais atraída por elas e nem tão afetada pelas coisas que acontecem. É claro que as coisas que acontecem com você ou ao seu redor continuam sendo importantes, mas você sabe que nem tudo está sob o seu controle e que você não tem o poder de modificar algumas situações que simplesmente acontecem. Assim, você evita sofrimentos desnecessários, atritos e até consegue se colocar no lugar das outras pessoas. Você continua sentindo tudo: alegria, tristeza, raiva, medo (seja lá o que for), mas percebe que esses sentimentos já não são tão intensos como antes e já não duram mais por tanto tempo. Você já não faz mais tanta tempestade em copo d'água. É ou não é sinal de que você amadureceu emocionalmente?! Uma hora a gente tem que crescer, né!

Cinco sinais de que você chegou lá:

1 . Você pensa antes de agir.

Suas ações são decididas de forma consciente e você pensa nos resultados que almeja alcançar. Tem controle sobre as suas próprias ações, pois suas emoções passam pelo crivo da razão. 

2 . Emoções negativas já não são mais tão intensas e duradouras.

Você se conhece. Sabe dos seus pontos fortes e sabe dos pontos que precisam ser mais desenvolvidos. Não é qualquer comentário sobre a sua pessoa, escolhas ou atitudes que te fazem perder o juízo.

3 . É mais tolerante.

Você está mais competente para lidar com as dificuldades e frustações do dia-a-dia. Também espera menos das pessoas e aceita com mais facilidade quem elas são e o que escolhem fazer. Consegue reconhecer e aproveitar melhor os momentos prazerosos.

4 . Não desconta sua raiva em ninguém.

Você já entendeu que único responsável pelo manejo dos seus sentimentos é você mesma. Senso de responsabilidade sobre si mesma.

5 . É mais estável e tranquila.

Já não acha mais tão bonito o adjetivo "mulher de fases". Um humor mais estável é aquele que é proporcional à situação atual. Momentos de tristeza são vividos com dignidade e respeito. Momentos de alegria são bem aceitos e curtidos. 

Texto: Gabriela L. Campos - Psicóloga na CLIPEE