Os melhores conselhos que pessoas já receberam na terapia

23/02/2018

Não compare o que acontece nos bastidores da sua vida com o que os outros expõe para o mundo. 

1. Remova a palavra "deveria" de seu vocabulário o máximo possível

"Eu costumava ficar muito preocupado com o que eu 'deveria' estar fazendo e por isso não conseguia aproveitar nada do que eu queria fazer. Desde que recebi esse conselho, tento separar tudo em 'coisas que quero fazer' e 'coisas que preciso fazer'. Isso tem me ajudado a aproveitar mais as coisas."

2. Se você não pode controlar, não há porquê se preocupar

"Especialmente quando se trata de outras pessoas e o que elas podem ou não fazer."

3. Pare de tentar resolver um problema irracional com uma solução racional

"Eu ficava exausto tentando consertar sozinho meu relacionamento perdido e as doenças da minha ex. Esses problemas não eram meus para ser minha responsabilidade e, mesmo se fossem, eu não tinha as ferramentas para isso."

4. Não compare o que acontece nos bastidores da sua vida com o que as pessoas expõe para o mundo

5. Lembre-se que ninguém pensa tanto em você quanto você mesmo(a)

"Frequentemente penso que o mundo está contra mim ou que as pessoas não gostam de mim. Mas isso não é verdade. As pessoas estão mais focadas nelas mesmas. Muito do que você sente e com o que se preocupa está apenas em sua cabeça."

6. Lute pelo progresso, não pela perfeição

"Você pode ser uma obra-prima e uma obra em construção ao mesmo tempo."

7. Lembre-se disso: "Onde eu estou agora não é quem eu sou"

"Eu estou deprimido e bravo hoje, mas não sou uma pessoa fraca. Meu carro e minha casa estão sujos agora, mas eu não sou uma pessoa desleixada. Isso se tornou meu mantra de vida e tem me ajudado a deixar para trás muitos julgamentos que eu e outras pessoas tinham de mim." 

8. Permita-se fracassar de vez em quando

9. Muitas pessoas só pensam em seus direitos e se esquecem de suas responsabilidades.

"Como um conselho para meu casamento, me ajudou muito. Como uma lição de vida, é extremamente relevante e explica muita coisa." 

10. Você não deve julgar seu eu atual com base em como seu eu do passado se comportava.

"Há coisas que você fez ou disse das quais pode não ter orgulho, mas se essas coisas ocorreram por falta de conhecimento, visão ou experiência na época, talvez seja bom considerar o fato de que, desde que você tenha aprendido com esses erros, se arrependido e mudado, o melhor a fazer é seguir em frente. Você provavelmente não é a pessoa horrível que imagina."

11. Você não pode mudar as pessoas, mas pode mudar a forma com a qual interage com elas

12. Tudo sobre você são pensamentos, sentimentos e comportamentos

"O triângulo comportamental cognitivo. Seus pensamentos influenciam seus sentimentos, seus sentimentos influenciam seus comportamentos, seus comportamentos influenciam seus sentimentos, seus sentimentos influenciam seus pensamentos. Todos estão amarrados. Se seus sentimentos estão bagunçados, você precisa mudar a forma de pensar sobre as coisas. Se você pode mudar a forma como pensa sobre as coisas de um jeito direto e persistente, mudará a forma como se sente sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o seu ambiente e a forma como se comporta." 

13. As pessoas não têm o direito de ter acesso ilimitado a você

"Você não é o absorvente emocional de ninguém. Você não é obrigado a ajudar ninguém. As pessoas não podem fazer você ser o terapeuta delas. As pessoas não podem vomitar seus problemas em você sem pensar. Você pode dizer 'não' para qualquer pessoa e eles terão que lidar com isso."

14. A ansiedade superestima o risco e subestima sua capacidade de lidar com as coisas

15. As coisas são como são

"Minha esposa odiava quando eu dizia que 'as coisas são como são' - até eu explicar que isso era sobre aceitar as coisas que não posso mudar." 

Texto: BuzzFeed

Esses são alguns conselhos, mas não substituem a terapia. Se precisar entre em contato conosco.