Oficina de Compostagem e Minhocário Doméstico

15/07/2017

Que tal diminuir o impacto gerado pelo seu lixo e ainda produzir um Composto Orgânico e Biofertilizante da melhor qualidade?

Uma maneira simples, eficiente e sustentável!

Estaremos conversando sobre essas possibilidades e compartilhando nossos conhecimentos e saberes em nossa Oficina de Compostagem e Minhocario na Clippe! E de quebra vamos construir coletivamente um minhocario para que vc possa começar de imediato a tratar os resíduos orgânicos que gera em casa!   

Cada pessoa produz uma média de 600 gramas de resíduos orgânicos por dia. É uma geração muito elevada! Em uma casa de 4 pessoas, serão 876 kg em um ano, ou seja, quase uma tonelada de resíduos orgânicos que será enviada para os lixões e aterros! A disposição inadequada dos resíduos orgânicos é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEEs), além de apresentarem outros efeitos negativos como contaminação do solo, de recursos hídricos, entre outros.
É praticamente impossível não gerar resíduos orgânicos em nossa sociedade, porém podemos fazer ações individualmente e coletivamente para diminuir esse impacto. O primeiro é reduzir a nossa geração, evitando o desperdício de comida e aprendendo técnicas de aproveitamento integral de alimentos. O segundo é fazer o tratamento adequado dos resíduos inevitáveis. 
Em Itaúna já contamos com o trabalho da COOPERT, que recupera os recicláveis a partir da nossa separação dos secos em casa e disposição deles para o recolhimento por parte da cooperativa, que processa esses materiais e os retorna para o ciclo produtivo. Mas, para os resíduos orgânicos ainda não temos uma opção pública e centralizada. Nesse sentido é que a CLIPEE está propondo a Oficina de Minhocário Doméstico, para oferecer aos participantes conhecimentos, saberes e ferramentas para que eles mesmos tratem seus resíduos orgânicos, diminuindo assim o impacto de nossas ações no meio ambiente, e ainda de quebra, produzindo composto orgânico (terra adubada) e biofertilizante de ótima qualidade.
A vemicompostagem (ou compostagem com minhocas) é uma técnica que consiste em tratar os resíduos orgânicos que geramos de maneira adequada, tendo como subprodutos um composto orgânico, ou terra adubada, e um biofertilizante, ambos muito ricos em nutrientes para nossas plantas! Ela visa dessa maneira re-promover o ciclo natural da terra e produzir impacto positivo ao invés do impacto negativo do lixo!

OBJETIVO

O objetivo da oficina será realizar uma dinâmica teórico-prática que habilitará o participante para o tratamento de resíduos orgânicos residenciais, de sua casa e de outros espaços de convivência que for possível. 
Para isso, teremos dois objetivos específicos, a saber: 

  1. a habilitação para o tratamento adequado dos resíduos orgânicos residenciais pelos participantes, a partir da formação acerca do processo da vermicompostagem e do fornecimento de um minhocário doméstico a ser co-construído durante a oficina (para aqueles que optarem pelo pacote completo);
  2. o compartilhamento de conhecimentos e saberes acerca a confecção de um minhocário doméstico e o fomento à disseminação dessa tecnologia social enquanto alternativa local e eficiente para o tratamento dos resíduos orgânicos residenciais.

PROGRAMAÇÃO

08:30 - Apresentação dos participantes;
09:00 - Exposição dialogada e debate sobre Resíduos Orgânicos e suas possíveis reciclagens;
10:00 - Lanche
10:30 - Início da Oficina;
12:00 - Encerramento das atividades.

CONTRIBUIÇÃO

R$100,00 - Participação e aprendizagem - Incluso Composteira Doméstica.
R$ 50,00 - Participação e aprendizagem - Não incluso Composteira Doméstica.

Faça aqui sua inscrição!

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas.

CARGA HORÁRIA

4 horas.

FACILITADORES

Hélio Moreira C. Júnior - Gestor Ambiental
Marcelo A. de Souza - Doutorando em Engenharia de Produção na Temática do Lixo Zero. Mais informações

INFORMAÇÕES

Evento Facebook