Autoestima, Autoconfiança e a Balança

29/03/2017

Valho quanto peso?

Mesmo que a mulher esteja acima do peso, qual a importância dela se sentir bem consigo mesma?  
A pergunta já nos induz a pensar que mulheres acima do peso necessariamente possuem baixa autoestima (sentem-se mal com quem são). Não é assim que acontece, visto que mulheres magras podem também sentirem mal com elas mesmas. A autoestima é a forma como a pessoa se vê no mundo. O valor que ela se dá. Não está necessariamente relacionada com o peso. Existem, porém, pessoas que relacionam a satisfação com o próprio corpo com o valor que tem no mundo (justamente por que a nossa cultura assim prega). Para essas pessoas, o lema seria: valho aquilo que aparento ser. Se estou magra, então culturalmente valho mais. Se estou acima do peso, não tenho valor. Por fim, a conclusão é de que uma boa autoestima é importante para qualquer pessoa e pode ser construída (ou reconstruída) independentemente de quanto seu corpo pesa ou do tamanho da roupa que veste.


Quais são as consequências de falta de autoestima relacionadas ao peso?
Geralmente, desvalorização de si mesmo, vitimização, sentimento de inferioridade,
deslocamento social, culpa, vergonha, etc. Varia de pessoa para pessoa e de cultura para cultura. O grau também é variante.

A falta de autoestima como consequência do peso pode influenciar o desejo sexual?
Claro. Se você não se gosta, é bem provável que espere do outro uma reprovação. Se não me sinto desejada, se tenho medo da crítica, se sinto vergonha; como posso manter vivo o desejo sexual?!


O tipo de roupa que as mulheres usam podem ajudar a aumentar a autoestima?
Uma pessoa pode se sentir mais bonita ou mais confortável com algum tipo de roupa em específico. Sentir-se bonita e confortável são elementos da autoestima. Mas não a
constitui por inteiro. Pense de forma contrária: posso estar vestida lindamente e mesmo
assim me sentir sem valor.


Como a escolha de uma boa lingerie pode ajudar?
Se o problema for baixa autoestima, não ajuda em nada. Porém, se a pessoa se sente bem com ela mesma, estar vestindo uma boa lingerie poderia ser considerado um plus. Seria como um presente para si mesmo. 

Dicas para os leitores Plus size em relação ao seu bem-estar e sua autoestima. 

Mulher bonita é mulher que confia em quem é e por isso movimenta-se na vida com alegria e energia. Isso é mais do que quanto você pesa.