Entre o seu NÃO e a teimosia da sua criança, o que fazer?

03/07/2017

Você deve conhecer várias crianças por aí que não conhecem o NÃO e que ignoram completamente o comando dado pela palavra. Entendem o NÃO como PODE SER ou mesmo como um SIM, ESTÁ TUDO BEM.

As crianças precisam entender que os comandos, as palavras e a hierarquia que um adulto de referência exerce têm uma função na sociedade. A criança precisa compreender o NÃO. E você ajuda quando relaciona, de maneira consistente, a palavra NÃO com a ação impedida.

Preciso fazer cumprir o meu comando de NÃO. O NÃO significa PARE IMEDIATAMENTE. Se eu falei o NÃO, eu preciso bloquear o acesso da criança ao estímulo desejado e impedi-la de concluir a ação. 

Simplesmente digo a palavra e bloqueio o acesso. 

Bater, xingar, gritar ou ceder não ajudam. Diante da insistência da criança, que prevaleça a paciência e a perseverança do adulto em cumprir com o que ele mesmo disse. 

Façam esse exercício. As crianças precisam aprender a ouvir, entender, respeitar regras sociais. Isso é importante para a vida, para a escola, para a convivência com os amigos e para o sucesso das terapias.

 E pra reforçar, segue o vídeo da Psicóloga Gabriela L. Campos.

Texto e vídeo: Gabriela L. Campos - Psicóloga na CLIPEE